imagem 728x90

Covid-19: fim de semana tem entrega de 10,9 milhões de doses de vacina

Por Nação Sampa News em 01/05/2021 às 02:39:12


Entre esta sexta-feira (30) e o próximo domingo (2) est√£o sendo disponibilizadas no pa√≠s 10,9 milh√Ķes de doses de vacinas contra a covid-19. Hoje foram entregues 6,5 milh√Ķes de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzida pela Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz), além de 420 mil da CoronaVac, parceria entre o Instituto Butantan e a farmac√™utica chinesa Sinovac.

Amanh√£ (1¬ļ), est√° prevista a chegada de 220 mil doses da Oxford/AstraZeneca importadas por intermédio do consórcio Covax Facility, coordenado pela Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS).

No domingo, uma nova remessa desse imunizante, também obtida junto ao consórcio Covax Facility, chega a S√£o Paulo, com mais 3,8 milh√Ķes de doses. Com isso, completam-se os 4 milh√Ķes de doses previstos para maio anunciados pelo Ministério da Sa√ļde.

O balan√ßo foi apresentado pelo ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento feito hoje em Bras√≠lia e transmitido pelos canais da pasta. N√£o houve abertura para perguntas de jornalistas.

De acordo com Queiroga, considerando o per√≠odo desde quarta-feira (28), 17,1 milh√Ķes de doses de vacina contra a covid-19 das adquiridas pelo governo est√£o sendo entregues. No dia 28, foram disponibilizados 5,2 milh√Ķes de doses, sendo 5,1 milh√Ķes da Oxford/AstraZeneca e Fiocruz e 104,8 mil da CoronaVac.

Na quinta-feira (29), chegaram 1 milh√£o de doses da Pfizer., que ser√£o distribu√≠das a partir de segunda-feira. Segundo o Ministério da Sa√ļde, essa din√Ęmica foi definida a pedido de estados e munic√≠pios. Como o imunizante da Pfizer demanda estrutura de armazenamento com temperaturas baixas (entre -25¬ļ e -15¬ļ), a orienta√ß√£o do ministério foi que as doses fossem direcionadas sobretudo a capitais.

A agiliza√ß√£o da entrega de vacinas ocorre em meio a dificuldades para obten√ß√£o de insumos e à redu√ß√£o do ritmo da imuniza√ß√£o contra a covid-19. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira pela Confedera√ß√£o Nacional dos Munic√≠pios (CNM) indica que 673 cidades ficaram sem aplicar vacinas nesta semana.

Fiocruz

A presidente da Fiocruz, N√≠sia Trindade, disse que a funda√ß√£o atingiu a capacidade de produ√ß√£o de 1 milh√£o de doses por dia e que j√° tem ingredientes farmac√™uticos ativos (IFAs) suficientes para a primeira leva prevista, de 100,4 milh√Ķes.

N√≠sia disse que foi finalizada a estrutura para produ√ß√£o da vacina. Contudo, esta ainda dever√° ser passar por processos de an√°lise e certifica√ß√£o pela Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa).

Protocolos

No pronunciamento de hoje, o ministro da Sa√ļde informou que a pasta vem desenvolvendo protocolos para os procedimentos em caso de necessidade de intuba√ß√£o de pacientes. O professor da Universidade de S√£o Paulo Carlos Carvalho, que coordena o trabalho, explicou que os protocolos devem abarcar as condutas adequadas no processo de intuba√ß√£o, incluindo o uso racional do oxig√™nio neste processo.

"A intubação deve garantir segurança para paciente e equipe. Haverá um protocolo chamado de sequência rápida de intubação e um protocolo com medicamentos de analgesia, sedação e relaxantes musculares", sublinhou o professor.

Outro protocolo deve definir o uso de tecnologias para realizar procedimentos em unidades de terapia intensiva (UTIs) por meio do sistema telessa√ļde. "Haver√° uma parte inicial de treinamento e capacita√ß√£o da equipe e de hospitais que est√£o atendendo na ponta. A partir da√≠, come√ßaremos a fazer visitas e discuss√Ķes di√°rias para apoiar a assist√™ncia que esses profissionais est√£o prestando à popula√ß√£o", acrescentou Carvalho.


Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
imagem 728x90

Coment√°rios

imagem 728x90