imagem 728x90

Morreu na manhã desta sexta-feira (9) o Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, aos 99 anos.

Morre príncipe Philip aos 99 anos

Por Nação Sampa News em 09/04/2021 às 14:15:54

O príncipe Philip, em 22 de julho de 2020, no castelo de Windsor - POOL/AFP/Arquivos



Morreu na manhã desta sexta-feira (9) o Príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, aos 99 anos. A notícia foi confirmada pelas redes sociais da família real britânica.

"É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anunciou a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real, o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor. A Família Real junta-se a pessoas de todo o mundo no luto por sua perda. Novos anúncios serão feitos oportunamente", disse o comunicado oficial do Palácio de Buckingham na manhã desta sexta-feira (9).

Em janeiro, ele e Elizabeth foram vacinados contra o coronavírus no Castelo de Windsor. O casal, que se casou em 1947, teve quatro filhos – o príncipe Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward.


Embora nascido em Corfu, na Grécia, em 10 de junho de 1921, Philip tem sangue dinamarquês, britânico e alemão, sendo tataraneto da rainha Vitória – assim como Elizabeth II. Único filho homem de André da Grécia e Dinamarca e da princesa Alice de Battenberg, ele foi criado na Grã-Bretanha após a família ser expulsa da Grécia quando ainda era um bebê.

Philip adotou o sobrenome do tio materno Louis Mountbatten, que o ajudou a se aproximar dos primos e da família real britânica. Elizabeth o conheceu aos 13 anos de idade. Os dois se casaram em novembro de 1947 na Abadia de Abadia de Westminster.

O duque de Edimburgo serviu a Marinha de janeiro de 1940 até 1952, quando Elizabeth subiu ao trono e ele teve de ser príncipe consorte. Apesar de lutar contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, Philip enfrentou críticas da imprensa e dos britânicos por suas irmãs serem casadas com alemães que tinham conexões nazistas.

Como membro da família real, Philip se engajou em diversos projetos e ações filantrópicas. Ele foi presidente internacional do World Wildlife Fund, organização ambiental, entre 1981 e 1996. Em 1956, Philip criou o Prêmio Internacional do Duque de Edimburgo, que reconhece, premia e incentiva projetos de educação, empreendedorismo e ações sociais para jovens e adultos em mais de 130 países.

Em 2011, para marcar seu 90º aniversário, Elizabeth conferiu a Philip o título e o cargo de Lorde Alto Almirante, chefe titular da Marinha Real. Em maio de 2017, a família real britânica anunciou a aposentadoria de príncipe Philip dos compromissos públicos.

Ele dedicou 65 anos de sua vida aos compromissos oficiais e aparições públicas ao lado de Elizabeth. "Sou o inaugurador de placas mais experiente do mundo", brincou Philip na época.

Fonte: PORTAL-ISTOÉ

Comunicar erro
imagem 728x90

Comentários

imagem 728x90