imagem 728x90

Variante brasileira da Covid-19 é "provavelmente" mais contagiosa, diz pesquisador

OMS descreveu a cepa como "preocupante", que pode impactar a resposta imunológica

Por Nação Sampa News em 15/01/2021 às 02:13:43
Nova variante da Covid-19 pode já estar presente em outras partes do Brasil, alerta pesquisador | Foto: Handout / Centers for Disease Control and Prevention / AFP / CP

Nova variante da Covid-19 pode já estar presente em outras partes do Brasil, alerta pesquisador | Foto: Handout / Centers for Disease Control and Prevention / AFP / CP


A variante da Covid-19 detectada no Jap√£o com origem na Amazônia brasileira é "muito provavelmente" mais contagiosa, como a brit√Ęnica ou a sul-africana, disse à AFP o pesquisador Felipe Naveca, que lidera os estudos sobre muta√ß√Ķes de vírus no estado do Amazonas.

Naveca, integrante do Instituto Leônidas e Maria Deane que atua junto à prestigiosa Funda√ß√£o Fiocruz, também indica que a nova variante pode j√° estar presente em outras partes do Brasil e n√£o descarta que seja a cepa predominante no Amazonas, onde a pandemia est√° causando estragos.

A Organiza√ß√£o Mundial da Saúde (OMS), por sua vez, a descreveu como uma "variante preocupante", que poderia impactar a resposta imunológica.


Uma preocupa√ß√£o adicional para o Brasil, onde a pandemia, em nova fase ascendente, j√° deixou mais de 205 mil mortos, saldo superado apenas pelos Estados Unidos. Com incid√™ncia brutal em Manaus, capital do Amazonas, perto do colapso devido ao aumento de infec√ß√Ķes e mortes.


Pergunta: O que se sabe sobre a nova variante da Covid-19 relatada no Jap√£o?

Felipe Naveca: Comparamos as amostras e vimos que as amostras amazonenses eram ancestrais da variante encontrada no Jap√£o, mas com uma grande dist√Ęncia genética o que chamou muito a aten√ß√£o. Apesar de ser descendente das linhagens que circulam no Amazonas ela acumulou muitas muta√ß√Ķes nesse período de novembro até inícios de janeiro.

Agora estamos finalizando o sequenciamento (das amostras) de dezembro, para saber se aquelas muta√ß√Ķes descritas no Jap√£o j√° circulavam na Amazônia, provavelmente sim. Precisamos entender se essa variante é a que predomina agora no Amazonas.

Pergunta: É possível que seja mais contagiosa, como a brit√Ęnica ou a sul-africana?

Felipe Naveca: N√£o posso garantir que seja o caso, mas existe essa possibilidade devido às muta√ß√Ķes que apresentou na posi√ß√£o E484K e N501Y (da proteína Spike), que j√° estavam associadas a este maior potencial de transmiss√£o, por isso é muito prov√°vel que sim (é mais contagiosa).

Pergunta: Foi calculado o percentual de presença da nova variante no Amazonas?

Felipe Naveca: Esse percentual só saberemos quando concluirmos o sequenciamento de dezembro, [mas sua ancestral] é respons√°vel por mais de 50% dos casos de Covid-19 na Amazônia. Com os números de dezembro vamos atualiz√°-lo e provavelmente vai aumentar.


Pergunta: O aumento de casos em Manaus é devido a essa nova variante?

Felipe Naveca: A situa√ß√£o em Manaus n√£o se deve apenas a uma variante, temos um aumento de casos j√° previstos por conta das festividades de final de ano e porque estamos no período de transmiss√£o de vírus (respiratórios) no estado do Amazonas (...). Tudo isso somado levou a esta situa√ß√£o. Precisamos do apoio urgente da popula√ß√£o para reduzir a transmiss√£o e interromper a evolu√ß√£o do vírus.


Pergunta: Se for confirmado que a nova variante circula no Amazonas, por que a mutação teria ocorrido lá?

Felipe Naveca: Uma das hipóteses de que esteja ocorrendo aqui no Amazonas se deve a um número muito grande de casos, mas (...) pode estar ocorrendo em outras regi√Ķes do Brasil. Houve uma coincid√™ncia quando os investigadores japoneses detectaram o caso, provavelmente iríamos identific√°-lo nessas semanas, mas o alerta deles foi muito importante.


Pergunta: A nova variante afetar√° a efic√°cia das vacinas contra o Covid-19?

Felipe Naveca: Essa é a pergunta que todos est√£o fazendo. Participei de uma reuni√£o da OMS em que esse foi um dos pontos em discuss√£o. Até o momento n√£o h√° evid√™ncias de que essa linhagem prejudique a resposta à vacina.

Pergunta: Existe o risco de a nova variante se espalhar pelo Brasil?

Felipe Naveca: N√£o temos como especificar que n√£o saiu da Amazônia, se chegou ao Jap√£o pode estar circulando em outro lugar do Brasil.

Fonte: PORTAL-CORREIO DO POVO

Comunicar erro
imagem 728x90

Coment√°rios

imagem 728x90