imagem 728x90

Zietgeist

Tempos sombrios

Por Nação Sampa News em 03/12/2020 às 11:57:58

Cauê Bonici


Nome: Cauê Bonici
Escritor, Palestrante, Coach e Practitioner em PNL
Canal Youtube: Cauê Bonici
Coluna: Sociedade e Comportamento


O termo filosófico alemão, que dá nome a esta coluna, tem um significado que não é novo, mas é sempre atual. "Zietgeist" significa "o espírito dos tempos", ou seja, é uma expressão que define o clima cultural do mundo em diferentes épocas.

Claro que, em um momento de tanta diversidade global, seria incorreto aplicar o termo de maneira generalizada, portanto, eu gostaria de direcionar a reflexão desse texto para o Zietgeist brasileiro.

Ainda que boa parte desse espírito do tempo tupiniquim seja importado de uma onda reacionária que paira em todo o mundo, parece que o nosso próprio Zietgeist tem prazo de validade.

Existem muitos indícios de que a mentalidade anti-diplomática seja um mal passageiro, e quando me refiro à diplomacia, não me prendo apenas à política, já que nosso povo que sempre foi visto como amistoso, tem sido enxergado com outros olhos pelo resto do mundo, porém, até que esse mal realmente passe, iremos amargar tempos sombrios que podem destruir pontes que foram construídas com muito esforço por toda a nação.

Esse nosso Zietgeist, remonta o Zietgeist de décadas (e, talvez, até séculos) atrás. O espírito dos nossos tempos é autoritário, conspiratório, preconceituoso e estúpido. É uma mentalidade meramente emocional, que ignora fatos para se apegar à crenças, que quando não são absolutamente improváveis, utilizam argumentos insustentáveis para credenciar suas próprias alucinações.

Separados, os que alimentam essa retórica seriam absolutamente inofensivos, jamais teriam qualquer importância no debate público e/ou seriam levados a sério. Porém, as redes sociais tornaram possível uma das maiores previsões de Nelson Rodrigues, que certa vez disse "Os idiotas ainda vão dominar o mundo. Não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos".

Àqueles que se mantém sãos durante esse obscurantismo, resta a esperança de acreditar que esse não é o Brasil, mas apenas um período de aprendizagem (talvez necessário) para que voltemos ao nosso normal.

Seja como for, mesmo quando entrarmos no nosso próximo Zietgeist, que esperamos ser tempos melhores do que esses, ainda vai restar a preocupação de quanto ainda levará até que o espírito do passado seja extinto.

Se é que será...

Fonte: Cauê Bonici

Comunicar erro
imagem 728x90

Comentários

imagem 728x90