imagem 728x90

MEC divulga resultado preliminar do Censo Escolar da Educação Básica

Por Nação Sampa News em 22/09/2021 às 15:23:35


O Ministério da Educa√ß√£o (MEC) divulgou, hoje (22), os resultados preliminares do Censo Escolar da Educa√ß√£o B√°sica de 2021. Os dados est√£o em portaria publicada no Di√°rio Oficial da Uni√£o.

Os resultados referem-se à matr√≠cula inicial na creche, pré-escola, ensinos fundamental e médio (incluindo o médio integrado e normal magistério), no ensino regular e na educa√ß√£o de jovens e adultos (EJA) presencial fundamental e médio (incluindo a EJA integrada à educa√ß√£o profissional). Os dados incluem as redes estaduais e municipais, urbanas e rurais em tempo parcial e integral e o total de matr√≠culas nessas redes de ensino.

A coleta de dados aconteceu entre os dias 18 de junho e 23 de agosto, por meio do sistema Educacenso.

A partir de agora, com a publica√ß√£o dos resultados preliminares, os gestores estaduais e municipais t√™m 30 dias para confer√™ncia, ratifica√ß√£o e eventual retifica√ß√£o das informa√ß√Ķes. No dia 7 de outubro, o instituto realizar√° uma live em seu canal do YouTube para orientar os gestores das escolas e redes sobre esses procedimentos.

Durante este per√≠odo, as escolas também poder√£o complementar as informa√ß√Ķes com dados que n√£o foram informados no per√≠odo de coleta da matr√≠cula inicial, desde que as informa√ß√Ķes tenham como base a data de refer√™ncia do Censo Escolar 2021, que é 26 de maio de 2021.

Em caso de d√ļvidas sobre os procedimentos de confer√™ncia dos dados, os gestores podem enviar os questionamentos para o Inep até 29 setembro, por meio de um formul√°rio eletrônico. As principais perguntas ser√£o selecionadas e esclarecidas durante a live.

Os resultados finais da primeira etapa ser√£o divulgados em 31 de janeiro de 2022. No dia seguinte, em 1¬ļ de fevereiro de 2022, come√ßa a segunda etapa. O Educacenso ficar√° dispon√≠vel até 17 de mar√ßo para as escolas declararem os dados referentes à situa√ß√£o do aluno. Também haver√° um per√≠odo de confer√™ncia das informa√ß√Ķes e o encerramento ocorre com a divulga√ß√£o dos indicadores de rendimento escolar, no dia 19 de maio de 2022, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep).

O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colabora√ß√£o, entre as secretarias estaduais e municipais de Educa√ß√£o, com a participa√ß√£o de todas as escolas p√ļblicas e privadas do pa√≠s. Ele é o principal instrumento de coleta de informa√ß√Ķes da educa√ß√£o b√°sica e a mais importante pesquisa estat√≠stica educacional brasileira.

As matr√≠culas e os dados escolares coletados servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para acompanhar a efetividade das pol√≠ticas p√ļblicas. O Censo Escolar subsidia a produ√ß√£o de um conjunto amplo de indicadores, que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educa√ß√£o brasileira, como o √ćndice de Desenvolvimento da Educa√ß√£o B√°sica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distor√ß√£o idade-série, entre outros.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
imagem 728x90

Coment√°rios

imagem 728x90