imagem 728x90

Marinha faz desfile com carros blindados na Esplanada dos Ministérios

Por Nação Sampa News em 10/08/2021 às 17:05:24

Comboio com ve√≠culos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios - Marcelo Camargo/Ag√™ncia Brasil

"É um absurdo inaceit√°vel. N√£o é um teatro sem consequ√™ncias, mas um ataque frontal à democracia que precisa ser repudiado", disse Aziz. "Desfiles como esse serviriam para mostrar for√ßa para conter inimigos externos que amea√ßassem nossa soberania, o que n√£o é o caso. As For√ßas Armadas jamais podem ser usadas para intimidar sua popula√ß√£o, seus advers√°rios, atacar a oposi√ß√£o legitimamente constitu√≠da. N√£o h√° nenhuma previs√£o constitucional para isso", completou.

Segundo o Comando da Marinha, o objetivo do desfile foi convidar o presidente Bolsonaro para participar do treinamento em Formosa, que é realizado desde 1988. Porém, o convite costumava acontecer em gabinete, de forma protocolar. É a primeira vez que esse desfile ocorre na √°rea central de Bras√≠lia. De acordo com a Marinha, a opera√ß√£o tem o objetivo de "assegurar o preparo do Corpo de Fuzileiros Navais como for√ßa estratégica, de pronto emprego e de car√°ter anf√≠bio e expedicion√°rio, conforme previsto na Estratégia Nacional de Defesa. Este ano, de forma inédita, haver√° também a participa√ß√£o de meios do Exército Brasileiro e da For√ßa Aérea Brasileira, de modo a incrementar a interoperabilidade das For√ßas Armadas do Pa√≠s".

Ontem, partidos pol√≠ticos entraram na Justi√ßa para tentar impedir a exibi√ß√£o, mas as a√ß√Ķes n√£o tiveram efeito. Também nesta segunda-feira, o presidente da C√Ęmara, Arthur Lira, afirmou que n√£o apoia a demonstra√ß√£o e que, se os deputados quiserem, a vota√ß√£o sobre o voto impresso pode ser adiada.

Entretanto, ele n√£o acredita que o desfile tenha rela√ß√£o com a vota√ß√£o. "No pa√≠s polarizado, isso d√° cabimento para que se especule algum tipo de press√£o. Entramos em contato com o presidente Bolsonaro, que garantiu que n√£o h√° esse intuito. Mas n√£o é usual, é uma coincid√™ncia tr√°gica dos blindados para Formosa. Isso apimenta este momento", afirmou.

Este ano, a opera√ß√£o envolve mais de 2,5 mil militares, da Marinha, do Exército e da For√ßa Aérea, que simulam uma opera√ß√£o anf√≠bia, empregando mais de 150 diferentes meios, entre aeronaves, carros de combate, ve√≠culos blindados e anf√≠bios, de artilharia e lan√ßadores de m√≠sseis e foguetes. Os ve√≠culos e equipamentos que ser√£o utilizados foram transportados do Rio de Janeiro para Bras√≠lia.

Comboio com ve√≠culos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios

Comboio com ve√≠culos blindados e armamentos passa pela Esplanada dos Ministérios - Marcelo Camargo/Ag√™ncia Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
imagem 728x90

Coment√°rios

imagem 728x90