Coluna do Dainese
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Já pensou que a identidade visual pode ser o seu problema?

Produção

Por Nação Sampa News em 05/07/2020 às 00:13:10

Raphael Moraes


Nome: Raphael de Moraes Sarle
Formação: Publicidade
Cursando: Gestão de Marketing
Profissão: CEO da Sarle Produções



Um novo modelo de negócio foi criado a partir das dificuldades que a sociedade passou a enfrentar com o novo coronavírus. A pandemia nos trouxe um gás no espírito empreendedor brasileiro e nos fez enxergar que a estabilidade financeira e a estabilidade na carreira podem ser muito subjetivas. Muitos estabelecimentos que tinham bom retorno financeiro já não conseguem mais se sustentar, assim como muitos ricos estão correndo risco de serem levados à falência. Com tudo isso, as perguntas que ficam são: O que deu errado? Qual foi o erro cometido pela empresa numa situação como essa? Foi gestão? Financeiro? Produto? Serviço? Muitas vezes a resposta pode ser mais simples do que imaginamos.

A empresa pode ter errado na criação de sua identidade. Cada negócio, seja pequeno, médio ou grande, precisa ter uma identidade visual bem posicionada no mercado. Hoje nos deparamos com muitos que se chamam "profissionais" que fazem apenas um desenho bonitinho e chamam isso de marca; seguir essa estratégia é um caminho errado para obter bons resultados.

Uma empresa de sucesso tem sua marca e sua identidade bem definidas. Ao pegarmos como exemplo a Coca-Cola, a Netflix, o McDonald"s e a Nike, vemos que seu sucesso vai muito além de um logo chamativo com cores elegantes: tudo começa com a elaboração de uma estratégia e com a criação de uma identidade.

Quem eu quero atingir? Qual é meu público-alvo? Como vou entregar meu produto no mercado? Quanto vai custar? Qual a mensagem que quero levar para meus consumidores? Essas e outras perguntas deverão passar pela sua cabeça quando falamos de estratégia de Marketing. Depois da estratégia estar bem consolidada, ela deve ser transformada em uma identidade.

No livro Marketing 4.0, Philip Kotler diz que "nos últimos anos, a marca também se tornou a representação da experiência total que uma empresa proporciona aos seus clientes. Portanto, uma marca pode servir de plataforma para a estratégia de uma empresa, já que quaisquer atividades em que ela se envolva estarão associadas à marca".

Além disso, Kotler define identidade visual como a união do nome, termo ou símbolo, com o intuito de identificar produtos ou serviços e se diferenciar dos concorrentes. E acrescenta que a marca pode ser caracterizada como todo o sistema que se une para entregar serviços ou oferecer produtos aos seus consumidores específicos.

A identidade visual de uma marca é composta por todos os elementos visuais associados a ela. Esses elementos podem consistir em:

· Cores;

· Símbolos ou ilustrações (logomarca e outros);

· Fontes tipográficas;

· Design de um produto;

· Layout de um website ou material gráfico;

· Qualquer elemento visual.

Atualmente, muitos empreendedores estão batendo na mesma tecla de que não conseguem obter bons resultados em vendas. A razão de tal problema é pelo fato de não realizarem uma boa divulgação ou estipularem um custo alto para seu produto/serviço. Há aqueles que jogam a culpa de seu fracasso no comportamento dos consumidores, mas muitas vezes o problema reside no descomprometimento do empreendedor com sua identidade visual, o que dificulta o conhecimento e a visualização de sua marca para o público que ele tanto deseja atingir.

Fonte: Raphael de Moraes Sarle

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