imagem 728x90

Opinião não é argumento!

Mas, esse é apenas o meu ponto de vista.

Por Nação Sampa News em 19/07/2020 às 21:20:36


Nome: Cauê Bonici
Escritor, Palestrante, Coach e Practitioner em PNL
Canal Youtube: Cauê Bonici
Coluna: Sociedade e Comportamento



Narrativa é um ponto de vista, uma forma de tratamento de um fato para que ele sirva a um certo propósito, ou seja, para que este fato prove o argumento daquele que o analisa.

Não é, necessariamente, a tradução da realidade. Está mais para uma versão dublada dos acontecimentos, que adapta e localiza o expectador para que haja certa compreensão, porém, não traduz com exatidão a versão original.

As discussões de hoje têm sido pautadas basicamente por narrativas. E essa forma de abordagem dos fatos tem servido de maneira bastante contraproducente ao vagaroso processo de civilização do brasileiro.

Aqui, não me refiro à falta de educação (ainda que isso também seja um problema nacional), quero dizer que o brasileiro ainda não tem ciência do seu dever cívico, daquilo que é dever e do que é ser um cidadão.

E essa fragilidade abre margem para que as narrativas cumpram seu papel da maneira mais efetiva possível, transformando fatos que deveriam ser indiscutíveis em meras versões de diferentes realidades e acabam por dar voz e holofotes àqueles que melhor dominem a arte de (des)construir o imaginário popular.

E a forma mais simples de criar uma narrativa, é justamente negar a narrativa alheia para qualifica-la como mentirosa ou, mais comumente, 'Fake News', usando a sua versão como verdadeira para afirmar que versão do outro distorce aquilo que é fato.

É um cenário complexo, mas que precisa ser enfrentado se estamos buscando verdadeiramente nos tornarmos uma nação politizada.

Uma sugestão que funciona com esse que vos escreve é sempre partir do princípio que o outro tem intenções positivas naquilo que acredita e que mesmo quem trabalha com distorção dos fatos está, no fundo, buscando o melhor para si e para todos.

Humanizar as pessoas é sempre uma escolha civilizada!

Fonte: Cauê Bonici

imagem 728x90

Comentários

imagem 728x90